[Artigo] Gerenciamento por indicadores de desempenho: Monitorando a Eficácia e Eficiência Organizacional
- Albano Falcão Moura
- 8 de abr.
- 2 min de leitura
Atualizado: 9 de abr.
Os conceitos de "eficácia" e "eficiência" sempre geram discussões e dificuldades de definição conceitual, e algumas pessoas até acreditam que são sinônimos. O importante é perceber que eles fornecem fundamentação para que se possa monitorar os resultados organizacionais a partir da definição clara de objetivos.
Os objetivos necessitam de parâmetros de mensurabilidade para que se possa utilizar os conceitos de eficácia e eficiência, pois a partir de uma meta numérica, temos a possibilidade de monitorar o alcance do resultado, atingindo a eficácia e a quantidade de recursos necessária para alcançar a eficácia e a eficiência.

A operacionalização do método para controlar os indicadores é o que vai fornecer a sistemática para que cada gestor do objetivo e do processo possa analisar a curva de desempenho do indicador em relação à meta pretendida pelo objetivo e/ou pelo processo que está sendo medido. Alguns fatores precisam ser estabelecidos para permitir o monitoramento, como: a meta, prazo para o atingimento da meta, unidade de medida, método de coleta e forma de apresentação.
Uma vez parametrizada a ferramenta, o gestor do processo deve coletar os dados e lançá-los nos formulários que permitem a geração dos gráficos de acompanhamento. A análise do desempenho deve considerar a curva de desempenho do indicador em relação à meta pretendida. Nesse caso, duas possibilidades se apresentam:
a) Após confirmada por tendência, percebe-se que a meta foi superada. Pelo princípio da melhoria contínua, o gestor deve apresentar uma nova meta de desempenho para o objetivo e/ou processo.
b) Após confirmada por tendência, percebe-se que a meta não foi superada ou a curva apresenta tendência de queda. Nesse caso, o gestor deve apresentar ações para reverter o quadro. Caso as causas sejam conhecidas, senão deverá registrar a situação como não conformidade para possibilitar o estudo das causas e planejar uma ação corretiva em função dessas causas.
O gerenciamento por indicadores tem um potencial extraordinário para permitir o acompanhamento dos resultados. Porém, para ser realmente uma ferramenta poderosa, os indicadores devem estar vinculados aos objetivos estratégicos e processos organizacionais. Senão, o acompanhamento dos resultados não terá relevância para direcionar as ações visando aproveitar as oportunidades e tratar os riscos do empreendimento.
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Albano Falcão Moura é administrador de empresas. Atua em projetos de consultoria de gestão da qualidade, meio ambiente e saúde e segurança, tendo participado de mais de 500 certificações ISO 9001. É diretor da QOCKPIT Software.
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