Como o software de gestão da qualidade ajudou na jornada do Parque Capivari rumo à ISO 9001.
- Equipe de comunicação - Qockpit
- 16 de dez. de 2025
- 6 min de leitura
Atualizado: há 5 dias
Como inovação, gestão por processos, ESG, digitalização e foco no visitante reposicionaram o Parque Capivari como referência nacional em turismo de experiência e excelência operacional.

Campos do Jordão (SP), dezembro/25 - Um ciclo de transformação iniciado em 2019 reposicionou o Parque Capivari como referência nacional em turismo de experiência. Combinando requalificação de atrativos, digitalização da jornada do visitante e uma agenda socioambiental robusta, o destino ampliou visitação, faturamento e retenção de clientes. Entre os marcos, destacam-se a implantação do primeiro teleférico misto da América Latina, conectando o Parque Capivari ao icônico Morro do Elefante; a transformação do parque em um shopping a céu aberto; a criação do Instituto Parque Capivari e a inauguração da 1ª floresta líquida do Brasil. Em outubro de 2025, o empreendimento recebeu a recomendação para certificação ISO 9001, consolidando a maturidade do seu Sistema de Gestão da Qualidade.
A virada começou logo após a empresa Ecojordão S/A ganhar a licitação para revitalização do Parque Capivari por 30 anos. A partir daí iniciou-se um projeto ousado de requalificação estrutural dos espaços, modernização dos fluxos de circulação e a padronização de serviços, tendo a experiência do visitante como eixo de decisão. A estratégia priorizou conforto, segurança e hospitalidade, com investimentos em atração, paisagismo, acessibilidade e programação cultural.
Pioneirismo em mobilidade turística
Seguindo o DNA de pioneirismo (em 1970 já havia sido instalado o primeiro teleférico monocabo do Brasil), em 2020 iniciou-se o projeto do símbolo da atual fase: o moderno teleférico misto, que opera cadeiras e cabines fechadas, primeiro do gênero na América Latina. Interligando o Parque Capivari ao Morro do Elefante, a solução elevou os padrões de acessibilidade e conforto e ampliou a capacidade de transporte em períodos de pico, tornando-se o ícone turístico totalmente integrado à paisagem de Campos do Jordão. A combinação entre tecnologia, segurança operacional e design posicionou o equipamento como cartão‑postal da cidade e maior marco da retomada.
Diversão e compras: lazer, varejo e gastronomia em shopping a céu aberto
Em 2022, veio a segunda onda de inovação e pioneirismo: logo após a inauguração do teleférico, a gestão ousou mais uma vez: o Parque Capivari se transformou em um centro de lojas e gastronomia a céu aberto, com curadoria de marcas e operações alinhadas ao destino. O novo mix ampliou o tempo de permanência de visitantes, estimulou o consumo responsável e gerou novas receitas, com efeitos diretos na visitação e no ticket médio. A configuração “parque shopping” fortaleceu a sazonalidade positiva, diversificou a oferta para diferentes perfis de público e atraiu eventos, feiras e experiências imersivas. Rafael Montenegro, Diretor Geral do Parque e principal defensor do projeto, destaca: “A virada que vivemos no Parque Capivari é resultado de uma combinação poderosa: visão de futuro, excelência na execução e, principalmente, pessoas comprometidas. Quando decidimos transformar o parque em um verdadeiro shopping a céu aberto, sabíamos que seria um desafio enorme e foi exatamente isso que nos motivou a fazer diferente. Contamos com a parceria estratégica da empresa Qockpit (www.qockpit.com.br), que teve um papel essencial em redesenhar processos, estruturar operações e elevar o nosso padrão de qualidade. Isso nos deu base para crescer com consistência e oferecer experiências cada vez melhores a quem visita o Capivari. Além disso, o time administrativo e operacional do Parque foi e continua sendo peça-chave nessa transformação. É um grupo que veste a camisa, encara os desafios do dia a dia e faz acontecer de verdade. Ver o Capivari se consolidar como um polo de lazer, varejo e gastronomia é um orgulho enorme e prova de que quando se trabalha com propósito, parceria e dedicação, os resultados vêm."
Instituto Parque Capivari e agenda socioambiental
A criação do Instituto Parque Capivari institucionalizou o compromisso socioambiental e cultural do destino. Por meio dele, o parque passou a organizar e ampliar iniciativas de educação ambiental, inclusão, voluntariado, apoio a manifestações artísticas e programas de relacionamento com a comunidade local e com a cadeia de fornecedores. A abordagem socioambiental foi incorporada aos processos: critérios de compras responsáveis, gestão de resíduos, eficiência hídrica e energética, segurança do trabalho e transparência na governança. Associando inovação e preocupação com meio ambiente, o Parque Capivari inova mais uma vez: como marco ambiental e educativo, o parque implantou a 1ª floresta líquida do Brasil, uma instalação paisagística imersiva que valoriza a biodiversidade e a relação entre água e flora nativa. O espaço oferece contemplação, trilhas interpretativas e conteúdo de educação ambiental, reforçando a estratégia de promover consciência ecológica enquanto enriquece a experiência do visitante.

Para Bruna Sousa, Gerente de Qualidade do Parque, "O Instituto Parque Capivari, nascido para institucionalizar o compromisso socioambiental e cultural do destino, é um reflexo direto da maturidade de gestão do Parque. Suas ações, que abrangem inclusão, educação ambiental e apoio à comunidade jordanense, demonstram a integração da abordagem ESG aos processos do Parque, como critérios de compras responsáveis e transparência na governança. Participar do Instituto permite enxergar como essa gestão madura, que nos levou à recomendação ISO 9001, se traduz em atos concretos, melhorando a vida das pessoas e a relação do Parque com a sociedade. O Instituto Parque Capivari, nasceu com o proposito de atender os mais diversos projetos e instituições de Campos do Jordão/SP, vem atendendo a população com ações que une o Parque e a sociedade jordanense. Participar do Instituto me faz enxergar o quanto podemos ajudar e melhorar a vida das pessoas, em um simples gesto ou ato demonstramos todo carinho que temos com o projeto e a sociedade.”
Digitalização, gestão por processos e qualidade reconhecida: recomendação para ISO 9001

A jornada foi suportada por uma agenda de digitalização que incluiu bilhetagem online, ferramentas de controle de acesso, dimensionamento de filas e monitoramento de capacidade em tempo real. “A coleta e a análise de dados passaram a nortear decisões sobre operação, manutenção, mix comercial e programação, com foco em eficiência, segurança e satisfação do público”, destaca Bruno Passos, Head de Marketing do Parque.
A partir de 2021, uma ação de acelerou a maturidade de gestão: a parceria com a empresa Qockpit Gestão e Qualidade, facilitou a padronização de
processos ponta a ponta, definição de indicadores-chave de desempenho, implantação de ritos de governança (comitês, cadência de reuniões e registros), mapeamento de processos e riscos e melhorias contínuas orientadas por dados. Através da Plataforma SaaS Qockpit PRO, o trabalho de consultoria de gestão foi iniciado e viabilizou a documentação e compartilhamento de forma online todo os manuais operacionais, realização de auditorias internas, planos de ação e KPIs, que passaram a sustentar a consistência do serviço, reduzindo variabilidade e aumentando a confiabilidade.
O trabalho coordenado pela equipe da QOCKPIT consolidou o avanço da disciplina operacional e da governança, preparando o Parque Capivari para um novo marco na sua trajetória de inovação e sucesso: a recomendação para certificação ISO 9001. No início de outubro/2025 o parque passou por auditoria externa e recebeu a concessão da Certificação do Sistema de Gestão – ISO 9001, consolidando a excelência através do controle de processos, foco no cliente, cultura de melhoria contínua e conformidade com requisitos de qualidade internacionalmente aceitos.
Resultados e próximos passos

A combinação de pioneirismo em atrativos, qualificação do mix comercial, institucionalização da pauta socioambiental e gestão profissional elevou a satisfação do visitante e reforçou a reputação do Parque Capivari como destino de referência. Com um ecossistema que une lazer, natureza, cultura e centro de compras, o parque amplia sua capacidade de atrair públicos diversos, sustentar crescimento e irradiar impacto positivo para a cidade de Campos do Jordão/SP e para a cadeia de turismo nacional.
Os desdobramentos esperados incluem o aprofundamento de análises de dados para planejamento de capacidade, evolução da comunicação em tempo real com o público e ampliação de iniciativas de educação, segurança e hospitalidade. A recomendação para a ISO 9001 funciona como um ponto de partida para manter o ciclo de melhoria contínua vivo.
Para Rodrigo Fernandes, Diretor de Vendas e Operações da QOCKPIT (Software de gestão da Qualidade), uma nova era de gestão chegou ao Parque: “É com imenso orgulho que celebramos a recomendação ISO 9001 do Parque Capivari. Esse marco é o reflexo direto de uma gestão exemplar que, impulsionada por gestão por processos e foco no visitante, resultou em um notável aumento da visitação, faturamento e retenção de clientes.
Este sucesso é a prova viva de que a excelência operacional é o motor para transformar destinos turísticos. Agora, com essa base sólida, o Parque Capivari já projeta seus próximos passos, buscando as certificações ISO 14001 e ISO 45001, elevando o patamar em sustentabilidade e segurança.
Em paralelo, ficamos muito felizes pois a plataforma QOCKPIT se consolidou como uma excelente opção para o segmento de parques e atrativos turísticos que vislumbram alcançar essa maturidade de gestão e colher resultados igualmente impactantes, como demonstrado aqui".
O Parque Capivari estabelece um novo patamar para destinos que desejam diversificar sua oferta, crescer de forma sustentável e manter qualidade em picos de demanda. O caso tende a inspirar parques e equipamentos turísticos que buscam integrar digitalização, governança e pauta socioambiental à rotina operacional.
QOCKPIT GESTÃO E QUALIDADE - EQUIPE DE COMUNICAÇÃO

.png)

![[Artigo] Análise de contexto e o planejamento estratégico](https://static.wixstatic.com/media/f54c58_f224af416517414fb9258aa893773e3e~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_639,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/f54c58_f224af416517414fb9258aa893773e3e~mv2.jpg)
![[Artigo] O desafio da implantação da gestão por processos, considerando os riscos empresariais.](https://static.wixstatic.com/media/f54c58_9e03988cf73d47b3a70fa7c52fee59f6~mv2.png/v1/fill/w_980,h_980,al_c,q_90,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/f54c58_9e03988cf73d47b3a70fa7c52fee59f6~mv2.png)
Comentários