top of page
  • Rodrigo Fernandes

Qual a diferença entre Key Performance Indicator (KPI) e Business Intelligence (BI)

Apesar de as palavras Key Performance Indicator (KPI) e Business Intelligence (BI) serem frequentemente utilizadas como sinônimos, elas têm significados muito diferentes. KPI é um termo utilizado para descrever indicadores de desempenho que podem ser utilizados para medir o sucesso de um negócio (e seus processos) em relação a uma série de objetivos e metas estabelecidas. Por outro lado, Business Intelligence (BI) é um termo usado para descrever a coleta, organização e análise de dados para gerar insights que podem ajudar na projeção de cenário para tomada de decisões nos negócios.

KPI é usado para medir o quão bem um negócio está performando de acordo com os objetivos estabelecidos. Ele pode ser usado para avaliar o retorno sobre o investimento (ROI), o crescimento no volume de vendas, ou qualquer outro indicador de desempenho específico. Pode ser usado para avaliar o desempenho de uma organização em relação às metas estabelecidas. Por exemplo, um negócio pode estabelecer uma meta de crescimento de 10% ao ano e medir o seu desempenho utilizando os KPI.

Sabemos que após a implantação de qualquer certificação (ISO, ONA, DICQ, SASSMAQ entre outras), surge o desafio de manter o sistema da qualidade de acordo com os requisitos exigidos pela norma. >>

Através da nossa solução, ajudamos os Gestores de Qualidade desses segmentos a praticamente zerar a perda de tempo com retrabalho, gerado pela falta de integração entre as ferramentas comumente utilizadas.

O BI pode ser usado para criar visualizações de dados que possam ajudar os gerentes a planejar ações e criação de cenários para estudo e simulações. Além disso, o BI pode ajudar os gerentes a identificar padrões nos dados e tendências que podem ajudar a tomar decisões estratégicas de longo prazo.


KPI e BI são ferramentas importantes para o gerenciamento de negócios de sucesso e que possuem grande sinergia e complementaridade. Uma vez utilizados com seu objetivo original, podem facilitar muito o monitoramento e a previsibilidade dos negócios.

 

Rodrigo Fernandes - Diretor de Vendas e Operações na empresa Qockpit Gestão & Qualidade.

14 visualizações0 comentário
bottom of page